Estilo Educativo

 

Nosso projeto educativo fundamenta-se nas modernas teorias da construção do conhecimento, através das relações mediadoras de aprendizagens significativas oferecendo ao estudante atividades cognitivas, físicas, afetivas e espirituais que possibilitam o desenvolvimento de novas competências e habilidades, através de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais com a finalidade de formar integralmente o aluno.

 

 

PEDAGOGIA PREVENTIVAValorização da vida humana como dom a se desenvolver. Favorece o cultivo dos aspectos positivos da pessoa favorecendo a auto-estima e a aceitação da vida como dom divino.

 

PEDAGOGIA INTEGRADORA – Através de processos educativos projeta a ação educativa em todas as dimensões: inteligência, vontade, caráter, sentimentos, capacidades físicas e psicológicas, consciência moral e religiosa.

 

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – Capacita a pessoa para tomar decisões à luz de valores e a assumir responsavelmente as conseqüências dessas decisões. Este conceito sugere que a pessoa é capaz de autocorreção, de escolha, ou seja, de liberdade para fazer o que deve e querer o que faz.  Essa liberdade humana é fundamentada na liberdade de Deus que cria o ser humano à sua imagem e semelhança. Promove no educando a humanização para libertá-lo de tudo aquilo que não lhe permita ser verdadeiramente pessoa, reconhecendo a importância dos limites no exercício da própria liberdade e ajudando-o a descobrir-se como sujeito de seu próprio destino histórico.

 

PEDAGOGIA DA PRESENÇA E DO ACOLHIMENTO – “Deus nos dá por companheiras as crianças. O Senhor as confiou ao nosso cuidado companheiras às crianças. Velemos, com carinho, por elas. (Beata Carmen Salles).

 A acolhida é uma atitude constante do educador diante de seus alunos e dos diante de seus colegas. Manifesta-se no dia a dia da convivência escolar. O interesse do educador pelo bem estar do aluno, o atendimento dedicado e a orientação adequada a cada um, seu incentivo à ajuda mútua entre os alunos é um incentivo à ajuda mútua entre os alunos, constituem alguns dos sinais concretos dessa atitude.

PEDAGOGIA MOTIVADORA – Em nosso processo educativo priorizam-se as motivações favoráveis ao amadurecimento do educando ajudando-o a superar-se para crescer, desenvolver a auto-estima e desenvolver suas potencialidades.

Última atualização ( Qui, 09 de Setembro de 2010 11:04 )  
 
rodape